Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Combatentes - José Oliveira

Nome - José Martins Oliveira
Nascido em - 25/6/1951
Alistado em - 18/1/1972
Ramo das F.A. - Exército
Especialidade - Atirador
Matrícula - 019615/72
Posto - 1º Cabo
Mobilizado em - 30/10/1972
Unidade Militar - Batalhão de Caçadores 4511 - 1ª Companhia
Destino - Angola
Transporte - Avião
Regresso em - 7/11/1974
Transporte - Avião
Mortos em combate - Informação não conhecida
ooOoo
Um pouco a exemplo do que se passava nos fuzileiros, a partir de uma certa altura, também no Exército começaram a manter o número dos batalhões que seguiam para o ultramar, adicionando-lhe na frente os dois dígitos correspondentes ao ano da sua formação. Assim, o batalhão em que o Zé Oliveira fez a sua comissão em Angola recebeu o número 4511/72. E as companhias mudaram também a forma de se designarem passando a chamar-se CCS, 1ª, 2ª e 3ª, em vez dos números de 4 dígitos que não tinham qualquer ligação com o número do batalhão a que pertenciam.
Da boca do meu entrevistado não ouvi nenhuma história que valha a pena aqui reportar e na internet também só encontrei referência à 3ª Companhia.
Cada uma das 3 companhias operacionais era composta por 5 oficiais, 17 sargentos e 144 praças, sendo a composição da CCS ligeiramente diferente. No total o Batalhão de Caçadores 4511/72 levou para Angola 643 militares, dos quais 27 oficiais, 70 sargentos e 546 praças.
A zona de Angola onde desenvolveram a sua acção foi na província do Uíge, principalmente em Sanza Pombo e Malange, mas desconheço mais pormenores. Pode ser que um dia encontre o Zé Oliveira com mais disposição para relatar o que por lá viveu.
A seguir transcrevo um curto historial que encontrei algures na net:
MOBILIZAÇÃO, COMPOSIÇÃO E DESLOCAMENTO PARA A RMA
Nos termos da nota circular n.º 3765/PM Pº 18/4511 de Ø9JUN72, da SECÇÃO ADMINISTRATIVA E MOBILIZAÇÃO DE PESSOAL/1ª REP, EME/ME, foi nomeado para servir no Ultramar, Região Militar de Angola, o Batalhão de Caçadores 4511/72.
1. CONCENTRAÇÃO
Tendo sido constituído com os indispensáveis elementos que na altura se encontravam distribuídos pelas diversas unidades do país, oriundos de quase todas as províncias metropolitanas com predominância de naturais do Norte do país, começou a concentrar-se em Stª Margarida no CIM, no dia 28 de Agosto de 1972, sob o Comando do Exmº Tenente Coronel Artur Manuel Soares Coelho.
2. INSTRUÇÃO
Iniciou-se nesta mesma data a 1ª parte do IAO, onde foram estabelecidos contactos entre os diversos elementos que constituíam o Batalhão e ministrada a necessária instrução técnica e táctica a fim de se poder obter uma maior e mais rápida adaptação às necessidades operacionais que nos iriam ser exigidas em terras de Angola.
No período de 11 a 20 de Setembro de 1972, foram gozados os dez dias de mobilização, aos quais se seguiu a 2ª parte da IAO, ficando seguidamente o Batalhão apto para o embarque e tendo-se conseguido de um modo geral, em todas as Companhias, um alto índice de eficiência para o combate e um elevado espírito de Missão.
3. CERIMÓNIA DE DESPEDIDA
Na manhã do dia 24 de Outubro de 1972, realizou-se no CIM., em Stª Margarida, uma missa campal celebrada pelo nosso Capelão Sr. Tenente Emílio Martins Gaio, a que se seguiram as alocuções de Sua EX.ª o Brigadeiro, CMDT. da Região de Tomar, Abel Barroso Hipólito, do Exmo. Ten. Coronel Américo Trindade, e as cerimónias da bênção e entrega dos guiões ao Batalhão e Companhias. Finda esta cerimónia, realizou-se seguidamente um desfile de todo o Batalhão pela avenida principal do Campo de Instrução Militar, sob o Comando do Exmo. 2º Cmdt.

Sem comentários: