Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Casa do Zé das Ovelhas!


O que determina o valor de um bem, seja ele móvel ou imóvel, é o interesse que possa despertar aos interessados em investir nesses bens. A casa que vêem na imagem está desabitada há muitos anos, aliás vê-se isso pelo seu aspecto decrépito. A menos que o proprietário lhe reconheça algum valor estimativo e não a queira vender por qualquer preço, temos que admitir que este bem (casa e terreno anexo) não vale um pataco, uma vez que ninguém se mostra interessado em comprá-lo.
Nos meus tempos de criança passei ali bons momentos. Os quatro rapazes que lá moravam eram os meus parceiros de brincadeiras e as árvores de fruto que existiam na sua horta eram uma tentação extra, no tempo da fruta. Depois, toda a família emigrou e foi para lá morar uma personagem sobejamente conhecida em Macieira, o Zé das Ovelhas. Confesso que mal me lembro deste homem, pois tendo saído de Macieira muito novo nunca convivi com ele nem com a sua família.
Hoje, esta casa é conhecida pelo nome do seu último inquilino, «A Casa do Zé das Ovelhas». Também não sei há quanto tempo ele a abandonou ou que destino levou, mas pelo aspecto da casa já devem ter passado dezenas de anos. Tanto quanto sei, o proprietário é um dos filhos do Laurindo Loureiro, de Gueral, que é também dono da casa onde eu nasci e que, tal como esta, está também em ruínas. Admito que apenas os terrenos estão a ser aproveitados para fins agrícolas. Fraco rendimento para tanto metro quadrado de terreno. É a pobreza do nosso país no seu melhor.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais. Não querem saber (não precisam) dos bens que têm, mas também não os comercializam. É uma pena para quem possa, eventualmente, ter algum interesse.

Manel da Rita disse...

Fico contente por saber que alguém vai lendo aquilo que me dou ao trabalho de escrever!