Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Caminho para a escola!


Uma das entradas para a «Quinta do Margarido». Ao fundo o casario do Lugar de Talho e por trás dele algumas casas do Lugar do Picoto.
Se bem me lembro, o nome do dono destas terras era Aparício Carvalho, pai do actual proprietário,  o Aurélio, portanto não sei de onde vem o nome de Margarido. Mas aquilo que eu sei é que este caminho era o meu preferido nas deslocações de casa para a escola.
Ao passar em frente ao portão, situado debaixo daquelas árvores que se vêem do lado esquerdo da imagem, se havia um cão à solta era preciso dar ás de Vila Diogo para escapar aos seus dentes. Em três tempos estava no Lugar de Talho, passava pela Fonte de Crujes e pela casa do Fontes e logo desaguava no adro da igreja, onde ficava a nossa escola.
Os donos da quinta não gostavam muito que a gente fizesse daquilo passagem habitual, mas lá iam consentindo e tratando-se das crianças do lugar a caminho da escola, fechavam os olhos e mantinham os cães presos para evitar algum percalço. E no verão havia árvores de fruto que, do lado de cima, deixavam cair alguns frutos para o caminho. À falta de melhor passavam a fazer parte do lanche a comer na hora do recreio, pois na bolsa nada mais havia para trincar além de um naco de broa de milho.
Que tempos aqueles!

Sem comentários: