Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Abatido ao efectivo!

Na minha última deslocação a Macieira tomei conhecimento que o José Maria Ferreira da Silva, morador no lugar de Penedo, soldado atirador do Exército Português, que, tal como eu, viveu a Guerra Colonial nas matas de Moçambique, tinha falecido.
Infelizmente, não tive oportunidade de conversar com ele e não possuo a menor informação sobre a sua vida como combatente. A única coisa que consta das informações reunidas pela Casa do Povo de Macieira é que a sua comissão de serviço no Ultramar Português teve início em Abril de 1966 e terminou em Julho de 1968 e, como referido acima, em Moçambique.
Estes dados levam-me a acreditar que terá nascido em 1945, o que o fazia um ano mais novo que eu. Ele e o seu irmão António que se encontra emigrado em França, também ele combatente, como 1º Cabo do Exército e na Guiné, a viver, actualmente, um problema de saúde do foro oncológico, foram meus companheiros de brincadeiras nos tempos da meninice. Moradores na aldeia da Gandarinha (agora diz-se lugar, mas nesse tempo ainda era assim que nos referíamos aos lugares onde morávamos) e eu na do Outeiro, era forçoso que vivêssemos as nossas vidas em função uns dos outros. E depois, como nenhum de nós era filho de lavradores, não tínhamos a obrigação de acompanhar os nossos pais para o campo e tomar conta das vacas, enquanto eles se ocupavam dos seus afazeres e tínhamos assim mais tempo para nós próprios e para as nossas brincadeiras.
Diz-se, em Macieira, que foi um bom rapaz e um grande homem e esse é o melhor epitáfio que posso juntar a esta notícia do seu falecimento.
Descansa em paz, camarada!

Sem comentários: