Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A nossa representação no concelho!


Numa das minhas passagens por Barcelos fotografei este "festão" da nossa freguesia. Chamo-lhe festão como podia chamar outra coisa qualquer, pois não sei que nome dão a este enfeite que representa as freguesias do concelho na Festa das Cruzes.
Ao olhar para ele notei duas coisas que me fizeram pensar. A primeira foi o tamanho das duas pipas que aparecem no nosso brasão. Será que o artista que idealizou esta obra teve medo que os macieirenses pudessem ser conotados com o vinho e desenhou-as tão pequenas que nem se vêem? O símbolo refere-se à produção e não ao consumo, portanto era escusado ter medo. Mas se calhar a razão foi outra e sou eu que estou a ver coisas.
A segunda coisa que me chamou a atenção foi a pobreza dos enfeites. Diria eu, sem ter passado em revista todo o recinto com o cuidado que o assunto merece, que o festão de Macieira era o mais pobrezinho de todos. Seria por falta de tempo, de recursos ou de arte? Uma vez que já faltam menos de 4 meses para a próxima Festa das Cruzes, espero que os responsáveis por esta obra comecem a pensar no assunto. Um bom planeamento é meio caminho andado para o sucesso. E a nossa freguesia merece destaque como uma das maiores e melhores do concelho.
Na próxima vez quero trazer uma fotografia mais bonita para publicar aqui. Não me deixem ficar mal!

Sem comentários: