Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

sábado, 7 de dezembro de 2013

A mulher morta!


Há em Macieira um lugar conhecido pelo nome de «Alto da Mulher Morta» que fica situado (aproximadamente)  no ponto onde se tocam as freguesias de Macieira, Rates e Courel. Sempre me fez muita confusão um tal nome e nunca encontrei quem me soubesse explicar a sua origem. Mas como não sou de ficar quieto quando quero saber qualquer coisa, continuei a fazer a pergunta cada vez que me surgia uma oportunidade. Até que um dia alguém (já não recordo quem) me explicou que em tempos houve naquele lugar um grande incêndio que consumiu grande quantidade de mato, pinheiros e eucaliptos. Nesse tempo não havia, como há hoje, carros de bombeiros que acorrem ao nosso chamamento e nem tão pouco havia um telefone para os chamar. Tocou a rebate o sino da aldeia e apareceram muitas pessoas prontas para lutar contra as chamas, mas o calor era tanto e as chamas tão altas que nada puderam fazer. Ardeu o que tinha que arder e o fogo foi-se extinguindo conforme se ia aproximando dos terrenos cultivados ou esbarrava nos populares que lhe faziam frente.
Com a chegada da noite, o arrefecimento da temperatura do ar e um último esforço das pessoas que o combatiam o incêndio foi dado por extinto e as pessoas regressaram às suas casas. Na manhã seguinte, os proprietários dos terrenos atingidos pelo fogo dirigiram-se ao local para ajuizar dos prejuízos. Cada um percorreu os terrenos que lhe pertenciam e a páginas tantas alguém começou a gritar chamando a atenção de todos os outros. Isso fez toda a gente convergir para o ponto onde se encontrava aquele que tinha gritado e que, de olhos esbugalhados, olhava para um cadáver de uma mulher calcinado pelo fogo do dia anterior.
Veio a GNR e os serviços sanitários de Barcelos para tomar conta da ocorrência e levantar o corpo. Nos dias que se seguiram todos queriam saber a quem pertencia aquele corpo, uma vez que em Macieira não se tinha dado por falta de ninguém. Correu a notícia por Rates e Courel, mas também lá não havia notícia de faltar qualquer pessoa. Os dias foram passando e o assunto caindo no esquecimento das pessoas de Macieira. E de Barcelos também nunca foi recebida qualquer explicação para a falta de identificação do cadáver encontrado. Talvez algum pobre pedinte vindo de longe e sem família que desse pela sua falta.
E daí em diante, para o povo de Macieira aquele lugar começou a ser conhecido pelo nome de «Lugar da Mulher Morta».
Quem discordar do que aqui escrevo ou conhecer outra versão da história agradeço que deixe aqui um comentário. Será um contributo valioso para a História de Macieira.

Sem comentários: