Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Feliz Natal!

Quando somos pequenos, tudo nos parece maior do que na realidade é. E quando vemos algo diferente daquilo a que estamos habituados, no dia a dia, arregalamos os olhos de espanto. Assim me acontecia a mim e creio que a todas as crianças da minha idade, quando entrava na igreja na época natalícia e ficava perante o presépio mais lindo do mundo.
É verdade, nunca vi nenhum presépio tão lindo, tão completo e tão bem imaginado como aquele que os "artistas" de Macieira montavam na igreja paroquial, cerca de uma semana antes do Natal. Era todo electrificado, tinha moinhos de vento em cima do monte, tinha uma azenha que se movia com a água do rio que lá corria, tinha serradores de madeira que não paravam de dar ao serrote, tinha ovelhas, pastores e cães, além de todas as outras figuras próprias de um presépio. E tinha um pinheiro de tamanho descomunal, assim me parecia nessa altura, todo ele enfeitado e iluminado a preceito.
Por baixo do presépio havia espaço suficiente para lá entrarem alguns rapazes e fazerem andar tudo aquilo que era suposto mexer-se. Não havia, nesses tempos, os recursos que hoje existem, de modo que tudo era operado manualmente. E com muita habilidade posso garantir. Nunca soube quem era o engenheiro daquele projecto, mas na verdade tudo funcionava na perfeição. Corri as freguesias em redor, Rates, Courel, Gueral, Chorente e Negreiros e nunca vi nenhum que se lhe pudesse comparar.
Parece que ainda estou a vê-lo, do lado direito da igreja, logo a seguir à capela-mor, ocupando todo o espaço entre o altar e o corredor central. Este ano ainda não fui espreitar, mas tenho que lá ir para ver se ainda o fazem como antigamente.


Quero aproveitar esta oportunidade para endossar a todos os leitores, seguidores e visitantes deste blog os meus votos de FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.

1 comentário:

Unknown disse...

Mais uma pérola! :)