Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

sábado, 29 de junho de 2013

Matar a sede na Fonte de Crujes!

Hoje, na minha deslocação a Macieira, dei um saltinho à Fonte de Crujes por ser um lugar com forte ligação à minha meninice.


Na minha memória havia um pequeno riacho que atravessava o caminho que liga o lugar do Outeiro a Talho. Para os transeuntes não molharem os pés (ou os sapatos, para quem os tinha) havia uma série de pedras estrategicamente colocadas que permitiam  a travessia sem grandes problemas.


Mas o que encontrei deixou-me completamente surpreso. Foi construido um pontão sobre o qual passa a rua, cerca de dois metros acima do leito do rio, e que dá um aspecto muito diferente a todo o conjunto.


Quanto à fonte propriamente dita não posso tecer grandes considerações. Um espesso manto de ervas cobre-a por completo e posso apenas supor que continua lá. Com água ou sem ela, potável ou imprópria para consumo é coisa que não pude comprovar.


O Rio do Souto que vem dos lados de Penedo e se junta ao Rio Codade no Lobar não é mais que um fio de água que quase desaparece no verão. Deslizava ao lado da Fonte de Crujes, sem nada ter a ver com esta e seguia o seu curso tranquilamente. Ao lado continua a passar e com certeza recebe a água que brota daquela fonte, e ninguém agora aproveita, engrossando um pouco o seu caudal que despeja no Codade que o leva até ao Este e este entrega ao Ave para o levar até ao mar, em Vila do Conde.

Sem comentários: