Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

sábado, 29 de junho de 2013

O Pimpa!

Esta era a alcunha de um dos meus amigos de brincadeiras do tempo da escola primária, o Quim do Matos do Outeiro (filho do Tio Manel do Matos). Como saí de Macieira em 1955 para ir estudar e muito poucas vezes lá voltei, nunca mais me cruzei com ele. Há cerca de dois ou três anos encontrei casualmente a sua esposa quando atravessava Macieira vindo de Barcelos (coisa que faço com alguma frequência). Nessa altura fui informado do crítico estado de saúde do meu amigo que tinha sido atingido pela maldita doença do cancro.
Hoje, ao entrar na sala da Casa do Povo onde estavam expostas as fotos dos combatentes, avistei a foto de um marinheiro brilhando no meio de dezenas de fotos em fato camuflado que se espalhavam pelas paredes. Aproximei-me curioso e fiquei de boca aberta ao reconhecer o meu amigo de brincadeiras. Não fazia a mínima ideia que ele tinha sido marinheiro.

Joaquim da Silva Matos
Nascido a 23 de Julho de 1942
Falecido a 17 de Outubro de 2011

Claro que quis saber tudo que a ele e à sua passagem pela Marinha diz respeito, mas não houve ninguém que conseguisse satisfazer a minha curiosidade. Falei com a viúva que nada me soube dizer, a Caderneta Militar há muito se perdeu nos meandros da vida atribulada que ele viveu. Soube que deixou também 4 filhos e uma filha e rezo para que algum deles acabe por se lembrar de algo que possa esclarecer as minhas dúvidas. Sim porque não vou descansar enquanto não souber tudo sobre o tempo que passou na Marinha.
Se algum dos filhos vier a ler estas linhas apresento-lhe os meus sentidos pêsames e quero que saiba que eu e o pai nos divertimos a valer quando éramos crianças. E isso não há nada que o possa mudar!
N.B. - Acabei de enviar um pedido a um amigo que tenho na Marinha para ver se me descobre os dados da passagem do Quim pela Marinha de Guerra e da sua comissão de serviço em Angola. A título de registo deixo aqui a filiação do meu amigo (Manuel da Silva Matos e Alexandrina Ferreira da Silva).

Sem comentários: