Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

terça-feira, 9 de julho de 2013

A Marinha em Angola!

Através de alguns contactos que ainda mantenho na Marinha consegui saber que o Quim do Matos assentou praça na Armada na 2ª incorporação de 1962, ou seja no mês de Setembro, e recebeu o número de matrícula 17411. Segundo parece, a informação não pôde ser ainda confirmada, teria passado em Angola uma parte significativa do tempo em que vestiu a farda de marujo.
A guerra desenvolvia-se em terra, maioritariamente, e nela se envolviam as tropas do Exército, os Paraquedistas e os Fuzileiros. Mas também na água, especialmente nos rios, se desenvolviam operações não menos importantes. Os navios patrulha e as lanchas de desembarque davam todo o apoio necessário no que concerne à fiscalização, abastecimento e transporte de tropas. Não era raro serem atacados, a partir das margens, pelo que as suas vidas estavam em risco permanente.


Depois de jurar bandeira em Janeiro de 1963 o Quim do Matos entrou no curso de fogueiros-motoristas (hoje designados como condutores de máquinas) a quem cabem as funções de operação e manutenção das máquinas que dão movimento às hélices do navio. É portanto mais que provável que tenha feito parte da tripulação de um dos navios-patrulha (igual ao da imagem acima) ou lanchas de desembarque que operavam na costa norte de Angola e no rio Zaire.
O seu tempo de serviço ficaria completo no fim do 3º trimestre de 1966 e supõe-se que tenha abandonado a Marinha e regressado a Macieira antes do Natal desse ano. Tudo isto são meras suposições que espero poder vir a confirmar um dia.

Sem comentários: