Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A Venda de Macieira!


A casa que vêem na imagem era, depois da igreja paroquial, o edifício mais importante e mais frequentado de Macieira. Não era a única, mas era a mais importante «Venda» da freguesia. Ali se vendia de tudo, desde o azeite e o petróleo, passando pela mercearia em geral , até aos adubos para fertilizar a terra. Vender azeite por medida ou café moído na hora, num velho moinho tocado a manivela que existia em cima do balcão, era coisa banal naquela loja. Beber meio quartilho de vinho tinto, servido naquelas tradicionais canecas de porcelana branca, era outra das coisas que ali se podia fazer a qualquer hora do dia.
Mas o que tornava aquela casa na mais importante da aldeia era porque funcionava também como Posto do Registo Civil, Posto dos Correios, Residência do Regedor da Freguesia e do Alveitar. Hoje em dia, as pessoas já nem sabem o que era um alveitar e nem o significado da palavra conhecem. Pois é verdade, enquanto o Quim Campos media o azeite, moía o café ou cortava o bacalhau às postas, tomava também conta do Correio e fazia a escrituração do Registo Civil, o seu pai fazia de Regedor ou de Alveitar conforme o tipo de problema que se via obrigado a resolver. Se era um rapaz que se portava mal e sobre quem recaía alguma queixa, aplicava-lhe umas boas chicotadas com o cavalo marinho que o obrigavam a entrar na linha. Se era uma vaca prenha com problemas para parir era o Alveitar que entrava em funções e tentava resolver o problema.
O meu pai que teve 11 filhos nascidos em Macieira e recorreu ao Quim Campos por onze vezes para lhe fazer o registo de nascimento. Desses onze eu tive a honra de ser o terceiro e o primeiro do sexo masculino. E guardo ainda, como recordação desse período que agora me parece tão distante, a minha Cédula de Nascimento escrita com pena e tinteiro pelo seu punho.


A família da Venda tinha várias filhas e filhos, entre os quais um advogado e um padre. O mais novo de todos, o Armando, foi meu colega de turma na 4ª Classe e tal como eu também lutou na Guerra do Ultramar e compareceu no 1º Convívio realizado em Junho passado.

Sem comentários: