Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Monte do Adro!

A primeira igreja paroquial de Macieira existiu no local que, no tempo em que eu morava em Macieira, era o quintal da casa do Tio Manel do Junqueiro, a cerca de 300 metros da da actual. A Tia Clementina do Junqueiro, minha madrinha de baptismo, contava que quando o seu pai construiu aquela casa, no lugar onde em tempos existiu a igreja, se encontraram muitos despojos, alguns ossos humanos até, pois nesse tempo era hábito enterrar os mortos dentro da igreja.
Mas antes dessa igreja, segundo rezam as crónicas, existiu uma outra que servia as freguesias de Chorente, Negreiros e Macieira, nos tempos em que as três freguesias juntas estavam longe de ter o tamanho da mais pequena de hoje. Situava-se no Monte do Adro, onde eu fui hoje parar para matar o tempo enquanto esperava pela hora da procissão de S.Tiago. Possivelmente seria a única existente na região, para além do Mosteiro de S.Pedro de Rates.
O nome de Macieira de Rates parece indicar-nos que nos tempos em que a Vila de S.Pedro de Rates era concelho, esta freguesia seria um mero lugar daquele concelho e não pertencente a Barcelos. Não sei como, mas seria bom comprovar esta teoria para ficarmos a saber um pouco mais sobre a História da nossa freguesia.


Pode ser que um dia eu vá até Braga perguntar ao Arcebispo se existe alguma coisa escrita a este respeito. Há muitos anos que a Igreja Católica mantém registos dos assuntos relacionados com todas as paróquias do Arcebispado e bem pode acontecer que em algum desses registos se mencione a igreja do Monte do Adro.


Fiquei admirado com o aspecto do caminho do Monte do Adro que mais parece uma avenida. Vê-se que foi recentemente arranjado e duvido que haja em Macieira outro caminho tão largo e tão limpinho como este. Será que vai manter-se assim por muito tempo? Oxalá que sim!

Sem comentários: