Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

terça-feira, 20 de agosto de 2013

A caminho do Picoto!


A Rua do Lobar é uma modernice que não existia nos tempos em que eu morava em Macieira, é coisa dos tempos modernos. O caminho que do Lugar do Outeirinho seguia para o Picoto era um autêntico carreiro de cabras cavado sobre penedos e cheio de pedras soltas que não convidava a grandes passeios. Passavam por ali os carros de bois e as pessoas nas suas deslocações para os campos ou para ir à igreja ao domingo.


O caminho original é o que passa por trás da casa que se vê na imagem acima. O que passa por cima da ponte que se vê na imagem de baixo é recente e imagino que foi deslocado do trajecto original para que a ponte pudesse ser construída num alinhamento mais correcto.
A abertura e pavimentação da estrada até Negreiros veio substituir o tal velho caminho que já só existe na minha memória e dar a esta zona um aspecto mais moderno e arrumado. Há dias passei por lá para ver se ainda existia o velho alambique do Padrão, onde o meu pai trabalhava quando nasceu o meu irmão David, mas o que lá existe agora é uma vivenda moderna que deve ser pertença de alguém da família Padrão.
Tinha eu, nessa altura, 6 anos de idade e lembro-me de ter corrido, com as minhas duas irmãs mais velhas, desde a casa dos meus pais, no Outeiro, até ao alambique para dar ao meu pai a notícia do nascimento do seu 7º filho. Estava eu longe de imaginar, nessa altura, que ele e eu haveríamos de nos converter em combatentes da Guerra do Ultramar, muitos anos depois.


O Rio Cudade (parece-me que é assim que se chama) e a mãe natureza parece que não gostaram muito da nova ponte nem da alteração do trajecto e fizeram com que ela caísse e o trânsito automóvel voltasse a ser feito pelo antigo caminho, o que passa por trás da casa. E com a crise em que estamos mergulhados e a correspondente falta de verbas, veremos por quanto tempo se manterá este estado de coisas.

Sem comentários: