Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

sábado, 10 de agosto de 2013

Suíça - Bad Ragaz!

Bad Ragaz é uma estação termal no cantão suíço de S.Galo. O que ligará este lugar, provavelmente desconhecido para a maioria dos macieirenses, à freguesia de Macieira? Eu até posso estar enganado, mas juraria que a resposta certa é: a emigração.


A frequência com que alguém ali residente acede ao blog dos combatentes só pode significar que algum emigrante de Macieira ali arranjou trabalho para providenciar a si próprio e à sua família os meios de subsistência que não encontram no nosso país.


Há dias, um anónimo que se assinou por António fez um curto comentário dizendo que agora já encontrara o nome do seu pai nas listas que eu publiquei. Pela data e hora a que esse comentário foi deixado talvez me não engane se disser que veio da Suíça. E até arrisco a dizer que deve tratar-se dum filho do José Maria da Silva Rodrigues, um dos nossos combatentes.
Se assim for e ele ler esta mensagem peço-lhe que ganhe coragem e deixe aqui um comentário para ver se anima os outros filhos dos «Combatentes de Macieira» a dizerem alguma coisa sobre aquilo que os seus pais viveram ou sofreram no Ultramar Português.

5 comentários:

antonio rodrigues ....risso.. disse...

ola sou o Antonio estou na Suiça em Unterterzen já la vao 14 anos ,,,sou o filho mais velho do Jose de Sousa Rodrigues
.dosto de me emformar porque munca falei muito do ultramar com o meu pai

Manel da Rita disse...

Risso?
Havia em Macieira e também em Gueral uma família de Rissos que eram primos do meu pai.
Temos que investigar isso, às tantas ainda somos primos também.
Quanto à Guerra do Ultramar eu gostava de saber mais detalhes da vida militar do teu pai, mas ele parece ter perdido a caderneta militar ou então não quis mostrá-la.
Outra coisa ainda, suponho que ele não esteve no convívio do dia 29 de Junho, ou estou enganado?

pedro Rodrigues disse...

respondo lhe agora não o António mas o pedro seu irmão mas já lhe enviei o mail sim o meu avo era de Gueral António Carlos rodrigues vamos manter contacto não se preocupe obrigada quanto ao meu pai vou investigar mandarei outro mail e contacto

Fernando Rodrigues disse...

de facto o meu pai nao teve no convivio do dia 29, nao sei precisar o motivo... a caderneta militar ja apareceu, tive a analisar o documento à dias... sou o Fernando Rodrigues, filho de José Sousa Rodrigues, irmao deste Pedro e do António...

Manel da Rita disse...

Olá Fernando!
Também tens conta aberta no Facebook?
Iria jurar que há dias me cruzei lá contigo!
Seja através do mail ou do Facebook gostaria de ter uma foto do teu pai, de preferência a que aparece na caderneta militar ou outra semelhante para eu publicar neste blog.
Além disso também preciso dos outros dados. Se me deres um endereço de e.mail mando-te um formulário para preencheres e depois devolves-mo. Pode ser?