Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A nossa «História»!

Anotações de outros autores:
Esta freguesia "aparece nas Inquirições de D. Afonso II, de 1220, com a designação de "Sancto Adriano de Mazieira", nas Terras de Faria. O rei tinha aqui alguns casais dos quais recebia foros. Diz-se que esta freguesia foi o solar dos Macieiras, família antiquíssima de Portugal, não havendo, porém, memória aqui do sítio onde terão vivido, ainda que exista o lugar do Paço e a Quinta da Torre, talvez a indicar que em alguns deles esteve a casa solar dessa família."
   ---------------------- //// ---------------------
Quem teria idealizado o brasão da nossa freguesia? Não faço a menor ideia nem encontrei nada sobre o assunto nas pesquisas que fiz na internet. E daí dei corda aos meus pensamentos e tentei pôr-me no papel de um desenhador de talentos comprovados a quem tivessem encomendado um brasão para a freguesia que não o tendo se achava no direito de o ter, como muitas outras entidades deste país.
- Que tendes vós na vossa terra que a torne famosa?
- Que monumentos com história lá existem?
- Que riquezas produzis vós na vossa aldeia?
- Que símbolos quereis vós que apareçam no brasão?
Estas teriam sido as perguntas do desenhador antes de meter as mãos à obra. E a resposta que recebeu foi muito simples, simples como as gentes que desde sempre habitaram em Macieira.
- Nós somos lavradores e das nossas terras tiramos «o pão e o vinho» que é o nosso sustento e das nossas famílias.
Que outra coisa poderia ele ter decidido representar no brasão a não ser a roda da da azenha, onde era moído o milho para fazer o pão, e as pipas de vinho onde o dito era armazenado até ser comercializado ou consumido.
Se não foi assim que as coisas se passaram, bem poderia ter sido!

Sem comentários: