Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Folha de Serviço!

Uma das minhas ideias ao começar este blog era fazer uma «folha de serviço» de cada combatente e depois relatar algum episódio mais marcante da sua vida. Para isso eu precisava de uma ligação mais estreita com eles, de uma certa convivência que criasse o ambiente ideal para essas histórias fluírem normalmente sem ter que ser eu a arrancá-las a ferros. Infelizmente, não morando eu em Macieira vai ser difícil isso acontecer, mas não atiro a toalha ao chão. Qualquer dia faço-me encontrado com algum deles e é uma questão de conduzir a conversa para esse campo. Até ao próximo convívio temos tempo para tudo isso e muito mais.
Durante o I Convívio já se tentou pôr alguém a falar sobre as suas vivências da guerra, mas só houve um voluntário para usar da palavra, o David do Couto.


O David foi estudante no Seminário de Braga, mas saiu antes de cantar missa. Como os seus estudos estavam já ao nível da universidade fez a tropa como oficial. Quando foi mobilizado para o Ultramar calhou-lhe em sorte ir para Angola e logo para a zona de Nanbuangongo que era um vespeiro de turras. Fez uma intervenção emocionada, vieram-lhe as lágrimas aos olhos e fez com aparecessem também nos olhos de muitos dos presentes na sala.
Vida de combatente é assim mesmo, por mais anos que passem o stress de guerra não desaparece nunca.

Sem comentários: