Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

domingo, 15 de setembro de 2013

A questão do nome de Macieira!

Tendo lido tudo quanto me aparece à frente dos olhos sobre a origem do nome Macieira e cada vez mais me convenço que não foi a tal família abastada que ali se veio instalar no início da nossa nacionalidade que deu o nome à nossa freguesia. Tudo aquilo que se passou antes do início do Século XIII carece de documentação que o confirme, de modo que cada um pensa e interpreta livremente aquilo que decidiu investigar.
Que me perdoem os que pensam de modo diferente, mas eu estou plenamente convencido que são as famílias que herdam os nomes das terras onde nasceram, onde vivem ou de que são proprietárias e não as terras que recebem o nome dessas famílias. Tomem como exemplo o primeiro fidalgo com grande impacto na História de Portugal, o pai do nosso primeiro rei, o Conde D.Henrique. Conhecem-lhe outro nome além de Henrique? Não, porque não o tinha. Era conhecido por D.Henrique de Borgonha, a terra onde nasceu por volta do ano de 1066. E o seu filho que viria a ser o primeiro rei de Portugal recebeu o nome de Afonso, do seu avô e Henriques como apelido que, segundo a tradição romana, significa «filho do Henrique». Era assim nesses tempos, não havia nome de família, mas podia agregar ao seu nome próprio o nome das terras que eram sua pertença. Tal como ainda hoje acontece, veja-se o exemplo de D.Duarte Pio de Bragança.
Com o Conde D.Henrique vieram também da Borgonha outros fidalgos que acabaram por radicar-se em Portugal, na zona de influência de Guimarães, Braga e Barcelos e vieram a ter enorme influência no desenvolvimento que D.Henrique imprimiu ao Condado Portucalense, nos fins do Século XI. Estão neste caso D.Guterre Paes e o seu filho D.Paio que dariam início à linhagem dos Cunhas, Macieiras e Silvas que ainda hoje existem.
Estou por isso convencido que as freguesias da Cunha (Braga) e da Silva e de Macieira (Barcelos) já existiam muito antes do Conde D.Henrique ou o seu filho Afonso terem nascido. Se me perguntarem se o posso provar a resposta é não, mas resta-me a consolação de que também não há quem me possa desmentir.
E continuará um mistério a origem dos nomes das freguesias como a de Macieira, mas o mais certo é ter havido, no tempo em que se formaram os primeiros casais nessa zona, um cruzamento de caminhos ou ponto de encontro de caminhantes que seria dominado por uma macieira de grande porte ou um pomar de macieiras.
Só a partir do casamento de D.Lourenço Fernandes da Cunha com D.Sancha de Macieira, no início do Século XIII, se começa a poder acompanhar a vida destas terras e gentes através de documentos escritos. E, como atrás afirmei, estou plenamente convencido que os seus nomes provêm das terras onde habitavam e de que eram donos.
A seguir e para dar um certo ar de veracidade ao que escrevo, deixo um pequeno extracto encontrado na internet.
oooOooo

Era D. Guterre Rico Homem da Raynha D. Thereza, e do Rey D. Affonco Henriques, e Sr. da freg.ª de Ozordão, e de Alderete Alto, e Baixo, e da Torre, quinta e Sollar da Silva, e he o pr.° em q o Conde D. Pedro comeca esta famlllia; foi elle de grande concelho, e vallor, e veyo com o Conde D. Henrique a q.m servio em todas as guerras contra os Mouros veja-se o Conde D. P.° tt.° 55 fl 310 N 1.º = Cazou com D. Maria Ovenal f.ª de Egas Yvanes de Ovenal 1.º Sr. da Caza de Aguilar como diz Sandoval allegado por Ascenso de Siqr.ª e diz mais q este D. Guterre se chamava D. Guterre Pallaes, e era espanhol, e Irmão de D. Fernando de Trastamara
In «MyHeritage»

6 comentários:

Anónimo disse...

viva senhor
sou o pedro rodrigues
segundo documentos escritos que tenho e até gosto da nossa história da nossa terra temos o D. Lourenço gomes de Maceira foi o primeiro que usou este apelido militar do tempo de d.afonso 3 senhor do solar dos maceiras

Manel da Rita disse...

Olá Pedro!
É bom ter alguém com quem argumentar. Eu não disse que não foi o D.Lourenço o primeiro a usar o nome de Macieira. O que eu disse foi que Macieira já existia antes dele e ele passou a usar o nome depois que o Conde D.Henrique ou a D.Teresa o fez dono das terras de Macieira. Era o mesmo que dizer - D.Lourenço Gomes, dono de Macieira.
Pode não ser verdade, mas é nisso que eu acredito.

Unknown disse...

Olá procuro sobre costumes e onde se instalaram qd chegaram ao Brasil, sobre a famifam Macieira

Unknown disse...

Olá, meu bisavô era de origem portuguesa seu nome Manoel Marques Macieira e foi casado com dona Maria Hotência, eles tiveram três filhos, Albino Marques Macieira, Cassimiro Marques Macieira e Emília Marques Macieira. Segundo minha tia contava, vieram de Portugal dois irmāos,um que se estabeleceu em Pernambuco e outro que migrou para o sul.

Unknown disse...

Olá, sou bisneta de Albino, neta de Alba. Também estou procurando informações a respeito da origem de Manoel Marques Macieira para alimentar minha árvore. Poderia me ajudar? Agradeço desde já.

Manel da Rita disse...

Para fazer qualquer pesquisa é preciso saber a naturalidade da pessoa em causa, sem isso é pouco menos que impossível descobrir alguma coisa.
Se ler isto, coisa que duvido, entre em contacto através do meu e.mail - «manaliva@gmail.com»