Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

União ou desunião?


As eleições estão aí à porta e com a aglutinação das freguesias vai haver uma mudança radical na forma de funcionamento das Juntas de Freguesia. A união das 5 freguesias que a foto documenta vai ter apenas um presidente e um local de reunião. Não deve ter sido fácil obter um consenso para escolher o candidato a presidente e não menos difícil terá sido também a composição da lista que o acompanha. Como funcionarão as coisas no futuro?
Por vezes dou comigo a fazer estas perguntas, pois tenho consciência que não é assunto de fácil resolução. O engraçado é não se ouvir falar destas coisas. Será que os candidatos são uns santos e todos se entendem como Deus com os anjos? Custa-me acreditar nisso!
Quase todas estas freguesias têm qualquer coisa do meu passado e por isso me interessa este assunto. Em Gueral nasceu o meu pai e por lá viveu até aos 18 anos. E tendo eu nascido na fronteira norte de Macieira, era-me mais familiar esta freguesia e as suas gentes do que, por exemplo, o Lugar de Modeste de Macieira. Em Courel andei na Escola Primária durante um ano e tenho lá muitas amizades desde esses tempos. Chorente foi a segunda terra do meu pai, onde trabalhou até se casar, onde deixou muitos amigos e uma afilhada que ainda lá vive com a sua família. Goios e Pedra Furada foram as freguesias por onde os antepassados do meu pai viveram as suas vidas e um descendente deles ficou bem conhecido na Casa do Povo de Pedra Furada tendo lá desempenhado o papel de enfermeiro até a Diabetes o ter impossibilitado de trabalhar. Aí viveu grande parte da sua vida, lá morreu e ficou sepultado. A esta União de Freguesias faltou apenas juntar as Carvalhas, onde a minha avó paterna viveu os últimos dias e em cujo cemitério está sepultada.
E para terminar esta abordagem política, de que por muito que queira não me consigo alhear, resta-me dizer que se tivesse estado no papel de Relvas, eu organizaria o concelho de Barcelos de um modo ligeiramente diferente. Veremos se os problemas trazidos por esta reorganização não serão maiores que as vantagens da mesma. 

1 comentário:

fonseca disse...

Convivi muito com o enfermeiro referido por quem tinha grande admiração e estima. Ainda hoje, quando penso nele, sinto uma dor por não o poder ter acompanhado na sua última viagem. Deus o tenha