Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cerqueiral? Que é isso?


Há dias fui a Macieira e ao passar em frente à azenha de Verdeal (acho que é assim que se chama) resolvi meter por ali abaixo e ver o estado dos caminhos naquele canto da freguesia. Na minha ideia, mais curva menos curva havia de ir parar ao Lugar do Rio que era o destino que tinha em mente. Logo depois da pequena ponte sobre o rio Codade (não passa de um pequeno regato, mas é uma vaidade dizer que temos um rio que atravessa Macieira) notei que o caminho original foi alargado para o dobro, muito embora as obras não tenham terminado ainda. Mas, como diz o ditado, Roma e Pavia não se fizeram num dia e há que dar tempo ao tempo.
A meio da subida apareceu-me do lado esquerdo uma placa que indicava Rua do Cerqueiral de Baixo e continuando a subir fui desaguar na Rua do Cerqueiral de Cima. Já não me lembrava deste nome, mas de repente acendeu-se uma luzinha no meu cérebro e recordei o nome de uma amiga da minha irmã mais velha (nascida em Maio de 1940), a Ana do Cerqueiral. Pensava eu que Cerqueiral era o nome de uma família, a da Ana, mas agora percebo que era o nome do lugar onde ela morava. Agora, com a globalização e os modernismos da praxe passou a ser nome de rua, embora na imagem do Google Earth que mostro acima haja apenas uma casa no Cerqueiral de Baixo, o que parece não justificar que a separem do resto do Cerqueiral. Mas isto sou eu apenas a gastar o meu latim a troco de nada.
O que me levou a escrever estas linhas foi o facto de não ter conseguido passar do Lugar do Cerqueiral para o Lugar do Rio. Tive que dar meia volta e virar para trás e tomar a estrada da Fareleira para chegar ao Rio. Analisando a vista aérea que a imagem acima mostra, nota-se que existe já o caminho que liga os dois lugares. Faltará apenas prosseguir com o alargamento que começa na ponte, ao pé da azenha, prolongando-o até ao Lugar do Rio.


Como estamos em maré de eleições pode ser que a ideia pegue. E na próxima vez que eu decida meter o meu carro por aquele caminho consiga atingir o meu destino. 

Sem comentários: