Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

domingo, 15 de setembro de 2013

Combatentes - António Ferreira!

Nome - António Carvalho Ferreira
Nascido em - 26 de Novembro de 1945
Incorporado em - 24 de Janeiro de 1966
Ramo das F.A. - Exército
Especialidade - Atirador
Matrícula -  17817/66
Posto - Soldado
Mobilizado em - 7 de Setembro de 1966
Unidade - Companhia de Artilharia 1595 do Batalhão 1893
Destino - Moçambique
Transporte - Navio Niassa
Regresso em - 4 de Setembro de 1968
Transporte - Navio Vera Cruz
Mortos na comissão - 5

Não existe, na internet, grande historial da passagem desta Companhia pela guerra. Tudo que encontrei foi um depoimento e algumas fotografias no site da UTW, além de uma lista dos 5 mortos desta Unidade com a sua identificação completa. A história, contada pelo José Salgado, reza assim:
  • Chegados a Moçambique ficámos aquartelados em Mecula, onde permanecemos até ao dia 25 de Março de 1967 participando em diversas operações de que resultaram 2 baixas no nosso pessoal.
  • A 26 de Março fomos deslocados para Révia, onde permanecemos até ao dia 7 de Novembro, participando em patrulhas e operações diversas de que resultaram 3 baixas no nosso pessoal. Foi o período mais duro de toda a comissão e mais triste por causa dos camaradas mortos.
  • Depois de Révia a Companhia 1595 partiu para Ribaué, onde ficou baseada até ao fim da comissão. No entanto teve ainda duas deslocações importantes, a primeira que durou cerca de 3 meses, na zona de Macomia/Cabo Delgado e a segunda, com a duração de +/- um mês, como uma espécie de férias bem merecidas, na Ilha de Moçambique.
  • Depois da Ilha regressou a Companhia ao Ribaué para fazer as malas e regressar à Metrópole, facto que aconteceu a 17 de Agosto de 1968. Depois disso foi só esperar pelo Vera Cruz e aguentar a viagem até Lisboa, coisa fácil de suportar para quem já tanto tinha passado em terras de Moçambique.

Duas imagens retiradas do site UTW que mostram a passagem pela Ilha

Sem comentários: