Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Combatentes - David F.Oliveira!

Nome - David Ferreira de Oliveira
Nascido em - 25 de Dezembro de 1936
Alistamento em - Agosto de 1962
Ramo das F.A. - Exército
Especialidade - Cavalaria
Matrícula - 110/C
Posto - Tenente
Mobilizado em - 20 de Julho de 1963
Unidade - Companhia de Cavalaria 484
Destino - Angola
Transporte - Navio Vera Cruz
Regresso - 9 de Setembro de 1965
Transporte - Navio Vera Cruz
Mortos - ??
oooOooo

A Companhia de Cavalaria Nº 484 era uma Companhia independente que foi mobilizada para Angola pelo Regimento de Cavalaria 7 de Lisboa. O seu primeiro destino foi Muxaluando, na província do Bengo, uma das zonas mais quentes da Guerra Colonial, em Angola. A Companhia funcionava como reserva do Sector B e a proximidade de Nambuangongo era a melhor garantia de que nunca teriam um dia de descanso. O período de cerca de um ano que ali passou foi fértil em episódios de guerra, tal como pudemos ouvir na intervenção feita pelo David no dia do nosso primeiro convívio. O relato feito com lágrimas nos olhos e que fizeram brotar lágrimas nos olhos de muitos dos presentes na sala é prova evidente do stress provocado em quem esteve debaixo de fogo e teve a vida em risco e que, mesmo depois de todos os anos já passados, continua latente no espírito de cada combatente.


Depois deste ano passado no norte de Angola, a Companhia 484 foi enviada para o Leste de Angola, na fronteira da província do Katanga, Congo Belga. Nana Candundo, Massibi ou Camafuafua foram as zonas por onde foi espalhada a Companhia 484 com a missão de dar protecção a outras Unidades, fazer escoltas e participar em operações conjuntas com outras forças em serviço na mesma zona.
Alguns mortos e muitos feridos foi o resultado do trabalho árduo destes militares na sua passagem pela guerra. Pesquisei durante horas, na internet, e não encontrei praticamente nada que me ajudasse a desenvolver este tema e como os relatos dos interessados também são pouco menos que inexistentes nada mais posso acrescentar.


No mês de Agosto de 1965 chegou a ordem para regressar a Luanda e preparar a viagem para Lisboa que teve lugar a bordo do paquete Vera Cruz, um belíssimo navio em que também tive o prazer de viajar.

1 comentário:

Anónimo disse...

ABRAÇO O ALFERES
DAVID.F.OLIVEIRA C.CAVALARIA 484 -ANGOLA