Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Combatentes - Rodrigo A.M.Silva

Nome - Rodrigo Araújo Martins da Silva
Nascido em - 
Alistado em -
Ramo das F.A. - Exército
Especialidade - Aux. Enfermagem
Matrícula - 39418/69
Posto - 1º Cabo
Mobilizado em - 11 de Abril de 1970
Unidade - Batalhão de Cavalaria 2909 / Companhia 2692
Destino - Angola
Transporte - Navio Niassa
Regresso - 8 de Junho de 1970
Transporte - 
Mortos na C.Cav 2692 - 2
oooOooo
Embora não me agrade muito a ideia por me faltarem alguns elementos, decidi publicar a ficha do Rodrigo pela simples razão de dar seguimento a este trabalho e me faltarem os dados de qualquer outro combatente para ocupar o lugar do Rodrigo.
Como era frequente nos velhos tempos, parece que quem mandava no Exército gostava de gozar com a tropa enviando os algarvios e alentejanos para os quartéis do norte e os minhotos e transmontanos lá para baixo, para a «terra dos marroquinos». Assim aconteceu com este nosso camarada que sendo do concelho de Barcelos foi mobilizado pelo Regimento de Cavalaria Nº 3 de Estremoz.
O Batalhão a que pertencia a Companhia 2692 partiu de Estremoz rumo a Lisboa e embarcou no Niassa, o pior NTT (Navio Transporte de Tropas) que andava em serviço e que também me calhou em sorte quando, em 1965, parti para a minha segunda comissão em Moçambique. Às 12.00 horas do dia 11 de Abril de 1970 desatracou do cais de Alcântara e partiu rumo a Luanda. Após o desembarque, cada Companhia foi colocada num sítio diferente rendendo outras Unidades que tinham terminado a sua comissão. Ao Rodrigo e à sua Companhia calhou-lhe em sorte a zona do Mucondo, onde passou os primeiros 14 meses. Daí partiram para a zona do Grafanil, onde passaram o último ano e até receberem odem de regresso a Lisboa.
Num e noutro lado participaram em imensas acções de que resultaram alguns feridos e mortos também. O Rodrigo, como Auxiliar de Enfermagem, deve ter umas quantas histórias interessantes para contar, mas não consegui ainda estar com ele numa situação de o poder ouvir com calma. Pode ser que isso venha a acontecer num futuro próximo, tudo dependendo do interesse que as gentes de Macieira dispensem a esta minha "empreitada".


Aqueles que quiserem conhecer a história da Companhia de Cavalaria 2692 com maior detalhe podem aceder ao Blog da Companhia, administrado pelo António Gonçalves e com participações de vários dos seus camaradas, clicando neste link.
De lá trouxe apenas estas poucas linhas, em que aparece o nome do Rodrigo e dos seus camaradas que com ele privaram mais de perto.
Secção Sanitária da C.Cav. 2692
Comandante: Furriel Miliciano Hermenegildo Silva Pina
Auxiliar de Enfermeiro: 1º Cabo Fernando José Lucas
Auxiliar de Enfermeiro: 1º Cabo Rodrigues de Araújo Martins da Silva
Auxiliar de Enfermeiro: 1º Cabo José Henriques de Bastos

Sem comentários: