Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Combatente de Cabinda!

Há dias, quando publiquei o perfil do Zé (Risso) Rodrigues, faltavam-me uma série de dados que entretanto consegui reunir. Além disso, consegui também entrar em contacto com um dos seus antigos camaradas da Companhia de Comando e Serviços (CCS) e pedir que me enviasse algumas fotografias, coisa que ele fez de imediato e das quais podem já ver aqui alguns exemplos.

Pessoal da CCS

Aquartelamento de Dinge


Camaradas em formatura "agranelada"


Camaradas fardados a rigor


Um pelotão completo


Aquartelamento militar em Cabinda

O Batalhão de Artilharia 1886 foi mobilizado pelo Regimento de Artilharia Pesada 2 (RAP2) de Vila Nova de Gaia e fez-se a concentração de todos os efectivos no Quartel de Viana do Castelo, antes de partirem rumo à África. Além da CCS, a que pertencia o Zé Rodrigues, constituíam o batalhão as Companhias 1543, 1544 e 1545.
Chegados a Cabinda dirigiram-se para o aquartelamento de Batasano (Zona de Buco Zau), no nordeste do Enclave e alguns meses depois foram transferidos para o de Dinge, um pouco mais para sul. Mas não foi este o destino final do batalhão que foi transferido para Belize, muito mais para nordeste do território, para aí continuar a sua comissão de serviço. Já próximo do fim da comissão regressaram a Dinge, de onde seguiriam mais tarde para Luanda, para preparar a viagem de regresso à Metrópole. Mas como não era coisa que se organizasse do pé para a mão, aí ficaram cerca de dois meses até, finalmente, entrarem a bordo do mesmo Niassa que os tinha levado para lá, dois anos antes.
Encontrei várias menções na internet a um morto da CArt 1543, mas não consegui reunir pormenores suficientes para saber se foi em combate ou se é um dos 7 mortos em acidentes, como mencionado no meu post anterior. Se conseguir confirmar ou completar esta notícia voltarei a este assunto mais tarde.

30 comentários:

Joaquim Brito disse...

Manuel Silva: tenho muita pena de o informar mas esta foto não pertence ao Aquartelamento de Bata-Sano.
Certamente será noutra zona do Enclave, eventualmente Belize ou Pangamongo, mas a única certeza que tenho é que não é Bata-Sano.
Cumprimentos para si e parabéns por se preocupar em postar coisas do nosso tempo e da nossa juventude!

Manel da Rita disse...

Obrigado pela informação. Esta foto foi publicada na internet com a indicação que usei e como não conheço pessoalmente limitei-me a repetir o erro. Vou retirar o nome da descrição que juntei à foto.

Carapau-manteiga disse...

Olá de novo Manuel Silva. De vez em quando nas minhas pesquisas aqui venho parar. A minha companhia a Cart 2516 fez quase a mesma coisa, embora um ou dois anos mais tarde, Chegamos ao Bata-Sano em 8/5/69.Partimos para o Dinge em 6/5/70 e em Jun/71 regressámos a Portugal. Na nossa página do Facebook podem ver milhentas fotos de quase todo o Enclave de Cabinda que espero dêm muito prazer a quem por lá passou.Eis aqui o Link:
www.facebook.com/groups/grupodacart2516/?bookmark_t=group

Um forte abraço para todos os camaradas.

Manel da Rita disse...

Infelizmente tenho muito poucos leitores e/ou seguidores neste blog. Os ex-combatentes como nós não são grandes fãs da internet e os seus descendentes ligam pouco a estas coisas.
Obrigado pelo comentário.

Unknown disse...

Estive no Belize ccs 2841 M.Santos escriturário. Comandante, Clodomiro Sa Viana D alvarenga. Um morto J M A Pina da Guarda.
16 mortos no Chimbete.

Unknown disse...

Gostava de contactar antigos camaradas que estiveram comigo no Belize e mais tarde em Ambrizete. Moises Santos

Manel da Rita disse...

Caro amigo Moisés
Para mal dos meus pecados não há ninguém que se digne deixar um comentário neste blog. Por essa razão vejo como pouco provável que alguém se apresente para responder à sua questão.
Eu próprio nunca estive em Angola nem posso ajudar, pois não possuo quaisquer dados a esse respeito.
Se se refere ao Batalhão de Caçadores 2841 conheço dois contactos que lhe podem interessar, o Cândido Jorge (966 745 744) e o Joaquim Mingote (917 217 850).

Anónimo disse...

Fui militar em Cabinda e servi na 2ª.C.Caç. do Bat.Caç.4913/73.
Infelizmente, instalaram no site do "meu" Batalhão, o lápis azul, esse abominável castrador, que eu julgava ter sido exterminado no 25 Abril.
Um Alfa Bravo
J.A.Correia da Silva
Fur.Mil.

Correi da Silva disse...

Caio Guembo
Belize
Massabi
2ª.4913/73
Correia da Silva
Fur.Mil.
Um Alfa Bravo

Correia da Silva disse...

Fim da nossa comissão:
(2ª./4913)
Ambrizete

Correia da Silva disse...

camarada Moisés, és Madeirense?

Unknown disse...

Obrigado M. Silva, já entrei em contacto com o Mingote e até já estivemos a almoçar juntos.

Correia da Silva disse...

Hoje venho a terreiro denunciar os demagogos da liga dos combatentes e do ministério da defesa nacional. Os antigos combatentes continuam votados ao ostracismo, e existem oficiais superiores e sargentos (no activo) a retirarem dividendos nas respectivas instituições. TENHAM VERGONHA!!!!!!

Unknown disse...

É uma vergonha o que este governo faz aos antigos combatentes. Anda-me a dar por ano 50 £ por me ter obrigado a ir defender a Pátria em zona de guerra o que quer dizer 100%

Correia da Silva disse...

50 € ? És um sortudo! Estive em zona 1000% operacional, ferido em combate, duas peritagens com diagnóstico de evolução crónica stress de guerra, e recebo 0 (ZERO)€uros.

Unknown disse...

Mnuel Silva tenho a imformaçao que presisas a respeito do cabo morto em combate do bart 1886

Manel da Rita disse...

Olá Mário!
Podes deixar aqui a informação ou enviá-la para o meu mail com mais detalhes para publicar em mensagem separada.
Abraço

Unknown disse...

olà Manuel Silva eu seteve na ccs do BART 1886 no mesmo que Zé Rodrigues mas nao estou ver quem é;;;para responder à sua pergunta;;;;mortos em combate cabo Antonio Pereira da Silva da CART 1544 primeira baixa do BART soldado Carlos Pinheiro Vieira da CART 1543 ;;;5 por desastre em serviço dos qauis o comandante doBART e um sargento por doença;;;se presisar de mais imformaçoes pode pedir um abraço Mario Ribeiro

Unknown disse...

Manuel Silva quero retificar um erro da minha ultima mensaguem nao foram duas baixas em combate mas sim tres além dos citados citar Albino Pinto Ribeiro da CART1543 desculpas abraço Mario Ribeiro

Manel da Rita disse...

Muito obrigado, Mário, pela contribuição. Acho que a informação fica bem aqui e não necessita de mais desenvolvimento. Não sei porquê, esta mensagem é a mais lida e comentada de todo o blog.
Quanto ao camarada José Rodrigues era o cozinheiro da CCS.

marioribeiro disse...

ver

marioribeiro disse...

Amigos o que me chamou a atençao neste blog foi ver em grande a fotografia de CAMARADAS FARDADOS A RIGOR da qual eu faço parte sao os radiotelefonista da ccs BART 1886 eu estou de pé sou o terçeiro da esquerda para a direita fomos como uma familia muitos meses de 20 a 38 foi mesmo muito tempo;;;;quanto a mim sou da uniao de freguesias de Esposende Marinhas estou a residir em Franca à 38 anos ;;;peço desculpa se tem erros mas jà terminei escola nos anos 1950 um abraço;;mario ribeiro

marioribeiro disse...

Olà Jose Rodrigues o Manuel Silva disse que eras cozinheiro da ccs BART 1886 entao estavas na messe dos oficiais ;;no rancho geral so me lembra era o Abino do Porto e outro da Povoa de Varzim eu lembra-me de um da messe dos oficiais que eu lhe chamava Barcelos que muitas vezes me ajudou primcipalmente no DINGE sempre pronto a ajudar; eu sou o Mario das transmissoes de Esposende; quase a chegar a Lisboa aconteceu aquela minha brindeira entre amigos peço descula nao queria magoar ninguém; jà passaram muitos anos mas nao me esqueci que fosmos amigos um abraço para ti e todos/as deste blog mario ribeiro











marioribeiro disse...

bom dia a todos/as amigos/as deste blog vou aproveitar para anunciar ocnvivio n- 49 do BART 1886 que se vai realisar em Vila Nova de Gaia dia 29 de Maio 2015 eu nunca esteve presente estarei este ano se tudo correr como penso sei que por vario motivos tem faltado muitos compaheiros se alguém quer partcipar e perdeu os contactos sao estes ;916576830/919026032/965034033/915087197;;; um abraço mario ribeiro

Manel da Rita disse...

Vou passar recado ao Zé Rodrigues. Pode ser que ele se entusiasme com a ideia e apareça.

Unknown disse...

Ola Manuel Silva obrigado;;vou reticficar a data do convivio do BART 1886 e no sabado 30 de Maio e nao no dia 29 foi mais uma distraçao minha as minhas desculpas um abraço mario ribeiro

marioribeiro disse...

bom dia amigos/as deste blog;;à dias vi alguèm que procurava imformaçao sobre o cmandante ROGERIO FURTADO foi comandante do BART 1886 pode pedir neste blog foi meu comandante se for algo que eu possa imformar pode contar com as minhas respostas um abraço mario ribeiro

Anónimo disse...

Para quem tem saudades de Cabinda.
Uma página que já conta com 200 Membros.
E já com muitas fotos e histórias....

Aqui segue o link:
www.facebook.com/groups/415523691987754/

Joaquim Brito

antoniomfmatos disse...

https://www.youtube.com/watch?v=b8eYDd0MWys

GONCALVES disse...

OS DIAS MAIS ESCUROS DE MINHA VIDA; FOI QUANDO CARREGUEI AS COSTAS CARLOS Pinheiro VIEIRA, E ABILIO DE OLIVEIRA lOPES ; DIA SAGRANTO; TODOS SANGUANTADOS TRANSPORTAMOS AS COSTAS DA MATA SERRADA PARA UMA SENZALA MAIS PROXIMA DO ACIDENTE QUE FICAVA MAIS OU MENOS A 60 MINUTOS; OS DOIS FICARAO COM AS PERNAS TODAS ESTRINCADAS ; CARLOS FALECEU DEPOIS DE 3 HORAS DO ACONTECIDO , ABILIO FOI TRANSPORTADO PARA LUANDA DEPOIS PARA LISBOA, SOBVIVEU MAS FICOU ALEIJADO, NUNCA MAIS SOUBE DELE, MAS SEI QUE ELE ERA DE BARCELOS; LEMBRANCAS QUE FICARAO E PESADELO AO REVIVELAS