Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

sábado, 5 de outubro de 2013

Parabéns Serafim!

O Serafim (irmão mais velho da família dos Farinheiros) faz hoje 70 anos. Merece que hoje lhe dedique algumas linhas, em especial por ter eu sabido que a sua saúde já viu melhores dias. Esteve internado e, salvo erro, foi operado há apenas alguns dias e a sua estrela da sorte que nunca foi muito brilhante está mais baça que nunca.

Bocoio - Comemoração de aniversário

Pelo que sei o Serafim nunca constituiu uma família a sério. A sua idade e as incidências da guerra que o desviaram da sua vida rotineira, para além da morte dos seus pais, deixou-o triste e só vivendo uma vida esquecida na linda cidade do Lobito, em Angola. Agora compreendo a razão pela qual eu não conseguia localizar o seu nome nos cadernos eleitorais.

Bocoio - Paisagem

 Bocoio ou Vila Sousa Lara foi o lugar escolhido pelo pai do Serafim para iniciar a fazenda agrícola quando, em 1955, rumou a Angola e quero crer que o Serafim passou muitos anos da sua vida nesta paisagem que vemos nas imagens.

Bocoio - Paisagem

 Se ele pudesse, acredito que preferiria voltar aqui do que andar perdido numa cidade grande, sozinho e doente. Por aqui se vê também o que as vicissitudes da guerra fazem à vida de uma pessoa.

Gentes de Bocoio actual

Sorrisos de gente que vive e se sente feliz na terra a que agora chamam sua. Livres dos colonizadores portugueses, mesmo que em alguns casos a viver pior que antigamente, é assim que eles gostam e quem sou eu para criticá-los.

Bocoio - Ponto de encontro


Bocoio -Casa moderna

Bocoio - Casa em ruínas

Bocoio - Igreja

À falta de outras imagens, deixo aqui estas que servem para ilustrar a história do meu colega de 4ª Classe na Escola Primária de Macieira e os lugares por onde viveu parte dos seus 70 anos de vida que hoje completa.
Parabéns Serafim! Que contes muitos mais e que eu esteja cá para te dar os parabéns!

oooOooo
  • Geograficamente, o município do Bocoio localiza-se a nordeste da província de Benguela, a 106 quilómetros da cidade capital, 75 km a Oeste da cidade ferro-portuária do Lobito e 75 km a leste do município do Balombo. Já a norte, dista 109 km da sede da província do Kwanza-sul, a sul faz fronteira com os municípios do Cubal e Ganda. Seu clima é tropical seco com duas estações climáticas, quente com precipitação e frio com cacimbo. A superfície é de 5.512 Km2 com uma população estimada em 163.714 habitantes.
  • O município do Bocoio, outrora “Vila Sousa Lara”, com a sua sede Tchissandji, fundada em 1827 pelo Sr. Fernando, primeiro chefe do posto administrativo, tem cinco comunas: Monte-Belo (Utue Wombua), fundada a 15 de Dezembro de 1955, fica a 31 km da sede. Chila (fundada a 20 de Maio de 1925) dista 68 km da sede, Cubal-do- Lumbo foi fundada a 15 de Junho de 1963, enquanto que a comuna do Passe foi fundada a 15 de Junho de 1964.
  • O município do Bocoio, com uma sede denominada “Tchisandji”, fundada em 1827, nos meados do seculo XVI, passou a chamar-se Vila de Sousa Lara em 27 de Julho de 1958, quando António de Sousa Lara decidu perpetuar a memoria de seu pai Sousa Carneiro Lara.
  • Com uma extensão de 5.612 quilómetros quadrados de superfície e cerca de 156 mil e 583 habitantes, a região possui cinco comunas, nomeadamente a sede, Monte-belo, Chila, Cubal do Lmbo e Passe e congrega na sua jurisdição 46 povoações, 323 aldeias.
  • O Bocoio, situado a nordeste da cidade de Benguela, faz fronteira a norte com o município do Seles e Cassongue província do Kwanza Sul, a sul com os municípios do Caimbambo, Cubal e Ganda, a este com o Balombo e a oeste com Lobito e Catumbela (Benguela).
  • A região tem um solo rico na produção de cereais, cana de açúcar, legumes, tubérculos, bem como na criação de gado bovino suíno caprino galináceo e na exploração de madeira e quanto a sua cultura é rica em termos rítmicos que se traduzem na beleza e forma de estar dos momentos de dança, com destaque para os tipos Tchipuete, Lundongo, Ondjando e Ukongo.

Sem comentários: