Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pobre rio!


Entre Goios, onde nasce, até Macieira, onde "quase" desagua, o nosso rio atravessa de uma ponta à outra a freguesia de Chorente. Há dias publiquei uma foto bem bonita do lugar onde ele entra na nossa terra, mas hoje pesa-me ter que mostrar o outro lado da coisa, um rio totalmente poluído. Alguma fabriqueta que está a despejar água suja no rio sem que ninguém se preocupe com isso. Pode até nem ser tóxico, mas bonito também não é.


Este até podia ser um lugar idílico. Um passeio empedrado à moda romana com o rio a correr ao seu lado bem podia dar um belo postal ilustrado para promover a freguesia de Chorente. Mas obstruído como está por ervas e outras porcarias e a água carregada de poluição é um autêntico desastre. Fechando os olhos consigo ver um riozinho de águas cristalinas, ladeado por um passeio bem tratado por onde se passeia um casal de namorados numa tarde de domingo. Mas ao abri-los vejo apenas um canal de esgoto a céu aberto.


Coisa estranha também é o rio ter maior caudal em Chorente que em Macieira, pois seria normal que este fosse aumentando conforme o rio se vai afastando da sua nascente. Mas numa altura em que o milho agradece todas as pingas de água que pode receber, eu acredito que a água encontra melhor destino do que ir simplesmente engrossar o caudal do rio Este. E os milheirais de Gueral e Macieira agradecem.

Sem comentários: