Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

sábado, 12 de outubro de 2013

Combatentes - Viriato Barbosa!

Nome - António Viriato Barbosa da Silva Pereira
Nascido em - 9 de Novembro de 1947
Alistado em - 29 de Julho de 1968
Ramo das F.A. - Exército
Especialidade - Escriturário
Matrícula - 84687/68
Posto - 1º Cabo
Mobilizado em - 8 de maio de 1969
Destino - Angola
Unidade - Batalhão de Caçadores 2872 / Companhia CCS
Transporte - Navio Uíge
Regresso - 12 de Agosto de 1971
Transporte - Navio Niassa
Mortos na Companhia - 1
Mortos no Batalhão - 10

O Batalhão de Caçadores Nº 2872 embarcou para Angola em 8 de maio de 1969. O paquete Uíge não era nada comparado com o Infante D.Henrique ou o Príncipe Perfeito, mas era ainda assim um dos melhorzinhos dedicado ao transporte de tropas. Mas como diz o ditado - no melhor pano cai a nódoa - e o Uíge não se deu bem com a travessia do Equador e avariou. Nada de mais nem que afectasse directamente os "passageiros", a não ser um aumento dos dias de viagem. Mas acredito que ninguém estivesse com pressa de chegar a Angola e meter-se numa guerra para que não se tinha oferecido como voluntário.
Além da CCS, a que pertencia o Viriato, compunham o Batalhão as Companhias de Caçadores Nº 2504, 2505 e 2506. Cada uma delas exerceu funções diferentes, lutou em teatros de guerra diferentes, mas andaram de lado para lado, ocupando 3 zonas diferentes, durante a comissão, mantendo-se as quatro companhias relativamente próximas.
Não há muita coisa publicada na internet sobre este batalhão, mas mesmo assim duas das Companhias têm um blog aberto onde vão publicando algumas notícias e fotografias dos convívios anuais que realizam. Vou deixar aqui os links para quem estiver interessado em dar uma vista de olhos.
Companhia de Caçadores 2504 - http://ccac2504.blogspot.pt/
Companhia de Caçadores 2505 - http://ccac2505.blogspot.pt/
O batalhão embarcou de regresso à Metrópole, no navio Vera Cruz, e chegou a Lisboa no dia 1 de Julho de 1971. Por fazer parte da comissão liquidatária do batalhão, o Viriato ficou retido em Luanda não tendo embarcado com os camaradas. Supostamente, regressaria mais tarde de avião, mas como tardava em arranjar lugar nos aviões que viajavam sempre "à pinha", acabou por regressar a Lisboa a bordo do Niassa, o mais piolhoso dos navios que se dedicavam ao transporte de tropas.


O primeiro ponto de paragem do Batalhão 2872 foi em Luanda. Ficaram aquartelados na zona do Grafanil (marcado no mapa com o nº 1) por um curto período, mas mesmo assim não se livraram de entrar em funções e dar apoio às outras forças que já estavam no terreno. Daí partiu para o ponto mais a sudeste de Angola, Coutada de Mucusso (marcado no mapa com o nº 2) que acredito deve ter sido o ponto mais sossegado de toda a comissão. E já com um ano de Angola, foram enviados para o Leste, Lucusse Marcado no mapa com o nº 3) onde completaram a comissão regressando a Luanda para embarque de regresso

Imagem de N.Senhora numa capelinha construida
no tronco de um embomdeiro, no Grafanil.

Imagem encontrada na internet que mostra
a Coutada de Mucusso, mas acredito que
seja uma imagem actual e não daquele tempo


Mapa da Zona Leste que mostra
a posição exacta de Lucusse e Lumbala
onde a Marinha tinha a sua Base.


Como toda a gente sabe, o Rio Zambeze nasce em Angola e vai desaguar a Moçambique. Onde houvesse uma grande zona de água era certo e sabido que a Marinha e, em especial, os Fuzileiros tinham que estar presentes. E assim acontecia no Zambeze, tanto em Angola como em Moçambique. Com a Base na zona da Lumbala/Chilombo era fatal que acabassem por cruzar-se, no desempenho das suas funções, com as forças do Exército e foi isso que aconteceu com o pessoal do Batalhão 2872, tal como descobri ao ler um dos blogs cujos links deixei acima.

13 comentários:

Correia da Silva disse...

Regressei no paquete Uíge. Oficiais e Sargentos nos camarotes e refeições de qualidade superior.

Os Praças viajaram no porão com urnas de camaradas tombados em combate, e as refeições eram paupérrimas sob todos os aspectos.

Manel da Rita disse...

Só hoje descobri que tem feito uma série de comentários neste blog.
Obrigado pela assiduidade e por alguns reparos à minha falta de conhecimentos sobre alguns aspectos daquilo que tento relatar aqui e que os mais directamente interessados nunca lêem.

Correia da Silva disse...

Obrigado por ter acusado meus comentários.
O Camarada Manuel Silva não quer comentar meu post de 15 Novembro?
Um Alfa Bravo

Correia da Silva disse...

Desculpe.
Comentário anterior: Queria dizer: 10 Novembro, e não 15 Novembro.

Los cuentos de Celestino disse...

Estuve en Lucusse, además de otros lugares por supuesto, como parte de las tropas cubanas que intervinieron en la guerra de Angola en 1975. Escribí mis memorias en un libro que actualmente circula en Portugal con el título de: " O Leâo Vermelho, Memórias de un Combatente". Aprovecho para decirle que me ha gustado su blog. Saludos, Pedro.

FANTASMA DO MAYOMBE disse...

Afinal quem não comenta é o próprio autor do blog.
Porque será?

Manel da Rita disse...

Oh Fantasma, quando eu tiver algo a dizer eu digo, não te preocupes com isso!

Manel da Rita disse...

Gracias Pedro!

Anónimo disse...

Boa tarde. O Viriato Barbosa não é da Póvoa ? Ou, pelo menos, não viveu na Póvoa ?
Eu também estive no Lucusse, mas mais tarde, em 1972, integrado no BART. 3881 - CART. 3540.
Um abraço
Rui Bacelar

Anónimo disse...

O Viriato viveu na Póvoa, tenho a certeza. Tem um irmão a viver aqui em Vila do Conde, e outros irmãos já falecidos, entre eles o Teotónio. Foram meus Vizinhos (praticamente) na Póvoa. Eu morava na Rua do Visconde e eles moravam na Rua Faria Gajo, paralela á Rua do Visconde, perto do Cidral.

Manel da Rita disse...

Viveu e vive ainda!

canojones-carlosjorgemota.blogspot.com disse...

Na Coutado do Mucusso esteve só a Companhia 2506, que foi reforçar o B. Caç. 2870. Logo de seguida foi reforçada com 1 Pelotão da C. Caç. 2504, que seguiu em Destacamento para a Coutada de Luengue.
No Leste as Companhias foram distribuídas ao longo da Estrada Luso / Gago Coutinho. A 2506 ficou aquartelada na BTR (Luso) e fazia protecção à Tecnil na zona de Sacassanje.

canojones-carlosjorgemota.blogspot.com disse...

Rectifico: B. Cav. 2870.