Para qualquer assunto relacionado com os combatentes podem contactar-me através do e.mail «maneldarita44@gmail.com»

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Combatentes - José Vieira!




Nome - José Alves Vieira
Ramo das F.A. - Exército
Posto - Soldado
Mobilizado em - 10 de Janeiro de 1968
Unidade - Pelotão de Morteiros 2005
Destino - Guiné
Regresso - 8 de Novembro de 1969



Há aqueles que falam demais e há os que nem com um saca-rolhas se lhes consegue arrancar meia dúzia de palavras. O Zé Vieira pertence a este último grupo e na entrevista em que falámos sobre a sua passagem pela Guiné, como combatente da Guerra Colonial, além de alegar falta de memória não se mostrou nada interessado no trabalho para o qual pedi a sua colaboração.
Acho que arrancar-lhe a identificação da Unidade do Exército em que prestou serviço já foi um milagre. Sobre episódios de guerra também diz não ter nada para contar. Sendo uma Unidade de apoio, limitavam-se a ficar no seu buraco à espera de ordens para disparar umas morteiradas segundo as coordenadas que lhes eram fornecidas por quem de direito.


Queimei as minhas pestanas em infindáveis pesquisas na internet e não encontrei nada sobre o «Pelotão de Morteiros 2005». E pior que isso, numa lista de todos os efectivos militares que passaram pela Guiné, nem sequer aparece mencionado. Se eu não tivesse visto AQUI o guião deste Pelotão ia dizer que o Zé Vieira se tinha enganado na informação que me deu. Noutro site encontrei este registo (Pel.Mort 2005 BC 10 - Chaves Jan-68 Nov-69) referindo-se às Unidades do Exército que passaram pela Guiné. Assim sendo podemos ter a certeza que não há engano na informação. Pena é que seja tão incompleta.

4 comentários:

JORGE disse...

Estimado Manuel Silva, eu tambem era parte do pelotao de morteiros 2005. Chamo-me Carlos Valente (Primeiro Cabo)Guine 1968-70.

Manel da Rita disse...

Caro amigo Jorge!
Fico-lhe muito grato pelo comentário. Se por milagre voltar a passar por aqui ficar-lhe-ia muito grato se pudesse deixar algumas notas sobre a passagem pela Guerra do Ultramar. Locais onde esteve o Pelotão, experiências vividas, se há outros camaradas com quem esteja em contacto, etc.
Se preferir pode usar o meu e-mail (maneldarita44@gmail.com) e diga-me se posso publicar aquilo que me enviar.

JORGE disse...

"O nosso Pelotão (Pelotão de Morteiros 2005), composto de 48 homens (1 alferes, 1 Sargento, e dois Furriéis) embarco no Uíge em Lisboa no dia 10 de Janeiro de 1968, com destino a Bafatá. O nosso Pelotão era um Pelotão independente o qual estava dividido em esquadras compostas por um cabo e dois municiadores e que oferecia apoio aos vários destacamentos, como eram Banjara, Cambajú, Sumbundo, Sare Ganá, Cantacunda, Sare Banda, por um tempo de dois meses. Depois de cada dois meses de missão, as esquadras regressavam a Bafatá e eram substituídas por outra esquadra".

Carlos Valente

Manel da Rita disse...

Obrigado pelo comentário. Assim a história do Zé Vieira fica mais completa!